Sistema “Ecoduto” que utiliza pneu reciclado para Saneamento é apresentado no Minc

Data: 19/12/2008

Sistema “Ecoduto” que utiliza pneu reciclado para Saneamento é apresentado no Minc


Um projeto desenvolvido no município de Pelotas poderá servir de exemplo para todo país. Trata-se de uma proposta desenvolvida pela empresa Ecoduto, que aproveita pneus radiais usados para transformação de tubos pré-tensionados para uso em drenagem, condução e tratamento de efluentes de esgoto, retirando da natureza este resíduo potencialmente poluidor.

Esse projeto foi apresentado ao diretor do Departamento de Fomento e do Fundo Nacional do Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente, Fabrício Barreto, por representantes da empresa e parlamentares.

Os representantes do Ecoduto comentaram que com esta proposta, os pneus que acabavam acumulados em pátios de borracharias e gerando ambientes propícios à proliferação de insetos transmissores de doenças como a dengue foram transformados em tubulações para esgoto.

Eles observam que o sistema “Ecoduto” dá destino a pneus inservíveis, em atendimento a Resolução 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com responsabilidade ambiental. Além disso, é uma oportunidade de renda, geração de empregos e de nova tecnologia. Experiências já foram efetivadas em Pelotas, Pinheiro Machado, Sentinela do Sul, São Lourenço do Sul, Jaguarão e agora em Piraitini.

A produção de pneus é de 2 milhões por dia no mundo e o descarte de 800 milhões por ano, no Brasil 40 milhões de pneus são produzidos por ano e metade dessa produção é descartada. Essa quantidade representa quatro mil quilômetros ao ano de saneamento.

Para a efetivação desta tecnologia Caetano adaptou uma prensa hidráulica para o tamanho dos pneus, que levam 500 anos para se decompor. Cada metro de tubulação consome seis pneus de caminhão ou oito de carro.






< voltar